Português
English
Español
Notícia

Santos terá Campus da USP a Partir de 2012
Engenharia de Petróleo será o primeiro curso do campus da Universidade de São Paulo (USP) a ser instalado em Santos, já a partir de 2012. Protocolo de intenções neste sentido foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Paulo Tavares Papa, durante cerimônia nesta sexta-feira (08/07), no salão nobre da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), da qual participou o reitor da USP, João Grandino Rodas.

O campus será instalado na antiga Escola Estadual Cesário Bastos, cedida pelo Estado, e no galpão da garagem municipal, oferecido pela PMS, ambos na Vila Mathias. A área, de 7.632m², estende-se da Rua Júlio Conceição até a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Avenida Rangel Pestana. A USP será responsável pela reforma e adaptação do local para o funcionamento do campus, que se somará ao processo de revitalização da região central da cidade.

A transferência do curso que, desde 2002, era ministrado na Cidade Universitária, em São Paulo, tem como finalidade atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras para a exploração da camada do pré-sal na Bacia de Santos. “Queria destacar primeiro que é uma grande conquista, uma universidade pública gratuita para toda a região. Depois, uma universidade que está entre as 120 melhores do mundo, como é a Universidade de SP. Depois, a engenharia da Poli. Hoje, uma das atividades em que mais faltam profissionais são engenheiros e vamos ter um curso inovador como é o de Engenharia de Petróleo e Gás", lembrou Alckmin. Segundo o governador, a universidade chega à Baixada no momento em que a produção na Bacia de Santos bate recorde.

As inscrições para as provas da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) terão início já no dia 26 de agosto. Serão oferecidas 10 vagas, o mesmo número de São Paulo, mas a previsão da diretoria da Poli é aumentar esse número posteriormente para 50 vagas. Na ocasião também foi anunciado o curso de pós-graduação em sistemas logísticos, da Escola Politécnica, e o novo curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, direcionado a portadores de diploma do ensino. O reitor da USP, João Rodas destacou que a instituição “ vem à cidade para somar com as universidades tradicionais da região”.

Parque Tecnológico
O prefeito de Santos, João Paulo Papa, ressaltou que a implantação da universidade é resultado de trabalho de muitos anos, que ganhou força com a aproximação da cidade à instituição, a partir do desenvolvimento da Fundação Parque Tecnológico de Santos, integrada pela USP. "Santos está se firmando como uma região estratégica para o desenvolvimento da Baixada, do Estado e do País. E com a Petrobras e o porto usando novas tecnologias, temos de capacitar e preparar profissionais".

Por causa desses fatores, o acordo entre governo do Estado e PMS também formalizou a integração da USP no Conselho de Administração da Fundação Parque Tecnológico de Santos e a implementação do Instituto Oceanográfico da USP no porto, no armazém 8, área que integra o programa de revitalização Porto Valongo Santos.

A USP integra a Fundação Parque Tecnológico de Santos, criada em janeiro de 2009, e gerenciadora do Parque Tecnológico. Além da USP, fazem parte universidades locais e empresas como a Petrobras, Usiminas e Codesp.

A Fundação Universidade de São Paulo também desenvolve os planos de ciência, inovação e tecnologia e de marketing, conforme parceria firmada no ano passado com a PMS.

Com o Parque Tecnológico, a cidade terá mais condições de promover o desenvolvimento econômico e sustentável, por meio da pesquisa e da aplicação de ciência e tecnologia, além de contribuir para a ampliação de campo de trabalho. A iniciativa está credenciada no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos Ciclovia e Bonde Turístico.

O governador anunciou ainda a liberação de mais de R$ 25 milhões à cidade em recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), referentes a 2011. Segundo Papa, parte da verba será destinada à construção de ciclovia na Av. Nossa Senhora de Fátima, entre a Av. Martins Fontes e a divisa com São Vicente. A previsão é que as obras sejam iniciadas neste segundo semestre.

Torcedor declarado do time da Vila Belmiro, Alckmin aproveitou para conhecer o bonde temático dos Santos FC, que presta homenagem ao título de tricampeão da Libertadores. Com a figura do mascote do alvinegro estampada na fachada, o veículo escocês, de 1911, faz sucesso na linha turística do Centro Histórico. O interior do veículo está decorado com painéis referentes aos três títulos continentais conquistados pelo clube e dos casarões do Valongo, onde a PMS constrói o Museu Pelé.

Fonte: Portal Agora MS - 14/07/2011

Copyright 2011 - SP Qualidade.